Nutrição Integrativa

A Nutrição Integrativa busca promover a saúde do indivíduo, de maneira a evitar ou retardar o aparecimento da doença com o olhar na salutogênese.

Nutrição Integrativa

É preciso buscar novas formas de entendimento da nutrição, porque as pesquisas mostram dados, cada vez mais alarmantes sobre obesidade e doenças crônicas não transmissíveis.

O paradigma da Salutogênese foi proposto na segunda metade do Século XX por Aaron Antonovsky, médico e sociólogo.

A Salutogênese é o estudo de como e porque as pessoas conseguem se manter bem, mesmo em condições adversas e sofrendo a atuação de agentes estressores.

Do ponto de vista histórico, o homem primitivo tinha uma relação natural com o ambiente, com a natureza que o rodeava, com as plantas e com os animais.Conheciam quais plantas eram venenosas, medicamentosas e alimentares, e desenvolviam a partir da planta nativa culturas de plantas alimentares. Só caçavam e pescavam a quantidade suficiente para a subsistência. Existia, portanto uma harmonia entre o homem e a natureza. Nos dois últimos séculos, o homem foi perdendo, cada vez mais seu instinto natural, criando-se assim, a insegurança quanto à alimentação e à cura.