Nutrição Integrativa

A Nutrição Integrativa busca promover a saúde do indivíduo, de maneira a evitar ou retardar o aparecimento da doença com o olhar na salutogênese.

Nutrição Integrativa

É preciso buscar novas formas de entendimento da nutrição, porque as pesquisas mostram dados, cada vez mais alarmantes sobre obesidade e doenças crônicas não transmissíveis.

O paradigma da Salutogênese foi proposto na segunda metade do Século XX por Aaron Antonovsky, médico e sociólogo.

A Salutogênese é o estudo de como e porque as pessoas conseguem se manter bem, mesmo em condições adversas e sofrendo a atuação de agentes estressores.

O paradigma de salutogênese contrapõe-se à patogênese. Enquanto a patogênese encontra seu objeto de estudo nas doenças e suas causas, formas de tratamento e prevenção, a salutogênese visa à saúde, como podemos nos manter sadios. Ela não atua como uma forma de medicina preventiva, porque esta ainda traz a doença como foco de atenção, mas por meio do estudo de como e porque certos indivíduos permanecem bem, mesmo após terem vivido situações de estresse, desenvolvendo os recursos que possibilitam a saúde e a qualidade de vida (DANTAS, 2007).

Referência

DANTAS, R.A.S. Adaptação cultural e validação do Questionário de Senso de Coerência de Antonovsky em uma amostra de pacientes cardíacos brasileiros. 2001. Tese (livre Docência em Enfermagem) - Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto. Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2007.