Nutrição Integrativa

Questionamentos da NUTRIÇÃO INTEGRATIVA

Por que? Como? Quando? Onde?

  • POR QUÊ? A Nutrição Integrativa promove a saúde do indivíduo, buscando evitar ou retardar o aparecimento da doença com o olhar na salutogênese. É preciso buscar novas formas de entendimento da nutrição, porque as pesquisas mostram dados cada vez mais alarmantes sobre obesidade e doenças crônicas não transmissíveis. Na prática da Nutrição Integrativa cabe a qualquer indivíduo, exercer o autocuidado, consumindo apenas o necessário, priorizando a qualidade do alimento, sua forma de apresentação e, principalmente associar o prazer no ato de comer.
  • COMO? A Nutrição Integrativa entende que as crenças, pensamentos e sentimentos e atitudes sobre a comida são tão ou mais importantes do que simplesmente o que se come. Encontra por meio dos Cuidados Integrativos formas de facilitar a cada indivíduo o encontro consigo mesmo, sua essência, o porquê deve cuidar de sua saúde, qual o papel da alimentação em sua vida, como ferramenta de cura, de ligação com a vida, com o outro, com o cosmos. A alimentação é uma escolha e deve ser um ato consciente, visando saúde e bem estar.
  • QUANDO? A Nutrição Integrativa supõe que a alimentação envolve a dimensão da sensibilidade – da experiência que envolve a percepção dos alimentos quanto às cores, aromas, sabores e a textura - e também da afetividade. Ao fazer escolhas alimentares conscientes, o indivíduo está alimentando o corpo, a mente e o espírito, e, portanto, quando pratica o autocuidado na alimentação está se nutrindo e se cuidando em todas as esferas da multidimensionalidade.
  • ONDE? A Nutrição Integrativa resgata que a refeição  é um momento de encontro,  onde se compartilha além da comida, histórias, experiências, ideias e sentimentos.  
  • Portanto, a Nutrição Integrativa, assim como o Cuidado Integrativo, tem o propósito de contribuir para integração do indivíduo, ou seja, compreender que mente, corpo e espírito são partes que se somam em um todo, se completam. E que o entender, o ensinar e o fazer em Nutrição são atos de cuidados e que só podem ser eficientes quando acompanhados de Amor.    

Nossas escolhas alimentares refletem o estado de harmonia com nós mesmos, com o mundo, com toda a criação e com o Divino.

Essa visão da nutrição é parte da compreensão essencial do que significa viver uma vida integrativa e em paz com o planeta.