NUTRIÇÃO INTEGRATIVA NA PRÁTICA: PASSO A PASSO

1 - Tratamento centrado no cliente: requer um olhar ampliado do profissional ao cuidado do paciente.

2 – Evitar ou retardar o aparecimento da doença com o olhar na salutogênese (cura centrada na saúde e não na doença). Para isso cabe a pergunta: O que mantém as pessoas saudáveis? A salutogênese está alicerçada no Senso de coerência de Antonovsky: Quando a vida tem um significado, tem um sentido, o indivíduo passa a se cuidar e se alimentar melhor.

 3 – Considerar a definição de saúde da OMS 1988: A saúde é um “estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidades. 

4 - A mudança de comportamento alimentar é sustentada pelo compartilhamento de conhecimento entre profissional e cliente, reconhecimento e valorização das habilidades existentes do cliente e tomada de atitude com consciência.

4 - A Anamnese contempla questionamentos sobre avaliação da qualidade de vida e da multidimensionalidade do ser reconhecendo que o alimento é uma força dinâmica que interage com os seres humanos nos níveis físico, mental, emocional, social e também no nível espiritual.

7 – Entrevista motivacional