A Nutrição Integrativa, assim como o Cuidado Integrativo, tem o propósito de contribuir para a visão integrada do ser, ou seja, compreender que a composição do homem é multidimensional, e, portanto o entender, o ensinar e o fazer em Nutrição são atos de cuidado que devem considerar todas as dimensões, seja física, mental-emocional, social e espiritual, por essa última, para ser eficiente deve ser acompanhado de amor, compaixão e paz.

 

Segundo os antropólogos, não existe sociedade humana que não cozinhe, que não  transforme os seus alimentos.

Cozinhar é a escolha que cria a diferença entre o que a natureza oferece e o que eu como.

A comida traz para nós:

  • História
  • Memória
  • Pertencimento a um grupo.
  • Comer é pertencer

Cozinhar é uma atividade que nos define como seres humanos. A cozinha é o ponto de articulação entre o que chamamos de natureza e o que chamamos de cultura.

(Diez Garcia, Antropologia e Nutrição: um diálogo possível)

Nutrição Integrativa

Comida é mais que comida

Para a Nutrição Integrativa as crenças, pensamentos e sentimentos e atitudes sobre a comida são tão ou mais importantes do que, simplesmente o que se come. Encontra por meio dos Cuidados Integrativos formas de facilitar a cada indivíduo o encontro consigo mesmo, sua essência, o porquê deve cuidar de sua saúde, qual o papel da alimentação em sua vida, como ferramenta de “cura”, de ligação com a vida, com o outro, com o cosmos. A alimentação é uma escolha e deve ser um ato consciente, visando saúde e bem estar. Não comemos apenas quantidades de nutrientes e calorias para manter o funcionamento corporal em nível adequado, pois há muito tempo os antropólogos afirmam que o comer envolve seleção, escolhas, ocasiões e rituais, imbrica-se com a sociabilidade, com ideias e significados, com as interpretações de experiências e situações.

Nutrição Integrativa

 

Existem inúmeros artigos científicos nas áreas da medicina, da psicologia e da antropologia comprovando os benefícios nutricionais para o corpo físico, mental, e social, porém nada se lê sobre espiritualidade.