É a Medicina mais antiga que se tem conhecimento (entre 3.000 a 5.000 anos de existência). 

Ayurveda significa, em sânscrito, Ciência (veda) da vida (ayur).

É um sistema milenar holístico da medicina tradicional indiana que visa a cura e de manutenção da saúde, profundamente espiritual, no qual tanto o corpo como a mente são avaliados. Assim tudo é conduzido à unidade com o universo ou unidade com Brahma, o Criador. O Homem é um microcosmo do macrocosmo, é parte deste vasto universo. De acordo com a Ayurveda, saúde não é meramente um estado livre de doenças, mas um estado de contínuo bem estar físico, mental, social e espiritual. Toda a manifestação material do universo é formada por cinco elementos; Éter, o ar, o fogo, a água e a terra. Toda a matéria que existe no universo provém destes cinco elementos, inclusive o corpo humano. Quando algum dos 5 elementos está em desequilíbrio no corpo do indivíduo, inicia-se o processo da doença. Os elementos se unem 2 a 2 para formar os doshas: Pitta, Vata e kapha. Os doshas em desiquilíbrio geram as doenças.


 

A MTC é um sistema médico milenar e integral, o qual utiliza uma linguagem que retrata simbolicamente as leis da natureza e valoriza a inter-relação harmônica entre as partes visando a integridade.

Aponta a teoria do Yin-Yang, divisão do mundo em duas forças ou princípios fundamentais, interpretando todos os fenômenos em opostos complementares

Inclui a teoria dos cinco movimentos que atribui a todas as coisas e fenômenos, na natureza, assim como no corpo, uma das cinco energias (madeira, fogo,terra, metal, água).

Os alimentos são considerados terapêuticos, atingindo não os sintomas, mas sim as causas das enfermidades.

Antroposofia vem do grego: Antrophos, homem e Sophia, conhecimento ou sabedoria. Este sistema constitui uma ciência espiritual, baseando-se em teorias e evidências científicas, mas também buscando o caminho da compreensão da natureza humana e da expansão da consciência, explorando a relação do ser humana com a natureza e o cosmos (Azevedo, 2012). A Medicina Antroposófica tem suas bases nas teorias propostas pelo filosofo austríaco Rudolf Steiner (1861-1925). Steiner elaborou a imagem do ser humano segundo corpo, alma e espírito e suas inter-relações, dando inúmeras diretrizes práticas nestes campos.

O que na realidade nos nutre?

Segundo Steiner, Não comemos apenas o que vemos materialmente e com os nossos olhos; comemos também o espiritual que se esconde através dessa matéria “ingerindo este ou aquele alimento entramos em com o substrato espiritual que se encontra por trás do objeto material”.