Histórico

Em 2009, teve início na Universidade Federal de São Paulo, mais precisamente, no Departamento de Neurologia e Neurocirurgia, o primeiro curso transdisciplinar de pós-graduação lato sensu, desta renomada instituição de ensino, intitulado Curso de Especialização em Teorias e Técnicas para Cuidados Integrativos; cujo projeto pedagógico foi elaborado e, é coordenado pela profa. Dra. Sissy Veloso Fontes. Atualmente em 2017, este curso está em seu oitavo ano de existência e, já formou aproximadamente 400 alunos, Especialistas em Cuidados Integrativos de diferentes áreas de atuação, incluindo vários nutricionistas.

Este curso é destinado aos profissionais de diferentes áreas, em especial os da saúde e da educação, que tem interesse em expandir seu conhecimento sobre cuidar e ser cuidado; sendo, portanto, o nutricionista um profissional, em potencial para esta formação. O objetivo do curso visa promover uma consciência ampliada de saúde e educação baseado em três princípios básicos, que são os pilares pedagógicos do mesmo: autoconhecimento, alteridade e transdisciplinaridade.  A partir deste curso, ou seja, há sete anos, vem sendo desenvolvido e tem sido construído, esse novo modo de entender nutrição, conceituando-se o que vem a ser Nutrição Integrativa. Esta construção é fruto da produção intelectual dos autores desse artigo, utilizando como referenciais teóricos: várias fontes de saber transdisciplinar de aproximadamente cento e oitenta professores de diferentes nacionalidades e profissões, que compartilham seus conhecimentos específicos durante suas aulas no curso; incluindo o conteúdo das aulas elaboradas e ministradas por Urbano MRD sobre esse tema: Nutrição Integrativa, desde a primeira turma até a atualidade; estudos e produções científicas realizadas pelos alunos: Arantes, A.M.; Barbosa, S.; Caramori, P. C.; Desalvo, V.L.M.A; Mattos, D.; Romero, A.; Rotta, G.D.; Silva, L.A.; Silva, R.S.S.; Viebig, R. F., a maioria deles sob a orientação de Urbano MRD e Fontes SV, durante a formação, que incluem monografias de conclusão do curso, livro texto e ou capítulos de livro texto e, artigos científicos durante esses últimos 7 anos; além de experiências empíricas, de alguns desses alunos que participaram do Programa de Extensão em Cuidados Integrativos como facilitadores voluntários, na Unidade Avançada de Extensão de Santo Amaro da UNIFESP, durante quatro anos, oferecendo Oficinas de Cuidados Integrativos que incluíam os conceitos e a prática da Nutrição Integrativa à adultos e idosos, com alta vulnerabilidade sócio-econômica do bairro Santo Amaro, na região sul de São Paulo. Outra fonte de experiências empíricas, que foi utilizada fortemente para compor este conceito são os “Laboratórios Culinários de Nutrição Integrativa”, realizados mensalmente pela equipe permanente de facilitadores/cuidadores do referido curso, supervisionado pela nutricionista Urbano MRD e, coordenado pela coordenadora do curso Fontes SV, para elaboração dos coffee breaks, com temáticas específicas relacionadas ao conteúdo programático das aulas do curso, oferecidos aos alunos durante os intervalos da formação de especialistas em Teorias e Técnicas para Cuidados Integrativos da UNIFESP.